O SAA de Nacala é constituído por três subsistemas, nomeadamente Barragem e Mutuzi que funcionam interligados e Mpaco que funciona separado.
Captação do Sistema da Barragem
A captação do Sistema da Barragem é feita na Barragem de Nacala, com capacidade actual de 4.0 Milhões de m3 actualmente e espera-se que venha a dispor de uma capacidade de 7.5 Mm3 a partir de Junho com o fim das Obras de Reabilitação.
A capacidade máxima de captação captação é de 250 m3/h.
Tratamento e Aduçao
ETA dispõe de processos convencionais de tratamento, nomeadamente mistura de floculaçao, decantação, filtração e desinfecção. Depois de tratada, a água e bombeada para a Estação de Bombagem R1-R2 passando antes por um tanque de equilíbrio, R0. A partir de R1-R2O a água volta a ser elevada para a Estação de Bombagem R3-R4. Nas EBs é feita a correcção de cloro residual por injecção directa de HTH.
Distribuição
Para além da torre de distribuição R5 que recebe água do R3-R4 por bombagem através de duas electrobombas tipo NK com caudal e altura nominal de 250 m3/h e 60 m.c.a. respectivamente. A distribuição de água é também feita por gravidade para as zonas baixas (Cidade Baixa) através das Estações de Bombagem e R1-R2 A extensão total de rede de distribuição é de 106.0 km, variando de diâmetros de 400 à 60 mm em material asbestocimento maioritariamente.