Quelimane

A água do Sistema de Abastecimento da Cidade de Quelimane é de origem subterrânea sendo captada em dois lugares: Licuari e Nicoadala.

Captação e ETA de Licuari

A Captação de Licuari é bastante antiga e é constituída por 5 furos artesianos. Destes cinco furos, 4 estão operacionais e transportam a água bruta para a Estação de Tratamento de Licuari. A água do campo de furos de Licuari contém um teor de ferro elevado, o que levou a construção de uma ETA no local, constituída por um sistema de aeração e 5 células de filtros lentos. Assim, a água captada dos furos é transportada para a ETA, onde descai na cascata, recebendo oxigénio do ar que oxida o ferro e fica retido nas areias dos filtros.
A água tratada entra para um reservatório semienterrado de 250 m3 de capacidade, de onde é bombeada para um depósito elevada de 500 m3 com cerca de 32 m de altura, sendo desinfectada com HTH antes de por gravidade seguir para o CD de Quelimane.

Captação de Nicoadala

A Captação de Nicoadala foi construída durante o ano de 2006 e é constituída por 6 furos artesianos. Desses 6 furos, 4 têm uma capacidade de captação de 50m3/h, um 60 m3/h e o outro 40 m3/h, obtendo-se um total de 300 m3/h. Estes 6 furos elevam a água captada individualmente para um depósito elevado de 200m3, cuja cota soleira se encontra sensivelmente 20m acima da cota do terreno.
A água do campo de furos de Nicoadala, é de boa qualidade, não necessitando de tratamento de turvação, sendo apenas feito o tratamento bacteriológico (clorinação).

Sistema Adutor

O Sistema adutor é constituído por 3 condutas adutoras. Uma adutora antiga em Fibrocimento DN350 proveniente de Licuari, com uma extensão aproximada de 50 km, uma segunda adutora nova em Ferro Fundido Dúctil DN500 proveniente de Nicoadala, com uma extensão de cerca de 47 km e a terceira adutora também em Ferro Fundido Dúctil DN 500 proveniente de Licuari. Esta última termina em Nicoadala quando se junta por meio de uma forquilha a outra adutora em Ferro Fundido Dúctil DN 500 proveniente do campo de furos de Nicoadala.
Ao longo do seu percurso, a adutora DN 500 Licuar-Nicoadala ( a mais recente – 2012) tem duas derivações que a liga a adutora em Asbesto Cimento DN 350.

Ao longo da conduta adutora antiga DN 350 existe uma série de derivações que vão abastecendo algumas povoações e clientes, como é o caso das derivações para:

  • Bairro dos antigos combatentes;
  • Povoação de Licuari;
  • Povoação de Nicoadala, de várias derivações;
  • Fábrica da Cerâmica;
  • Acampamento de Domela;
  • Povoação de Namuinho, Centro de Saúde e Instituto de Ciências de Saúde;
  • Bairro Floresta – Mercado do Lixo;
  • Bairro 1º de Maio;
  • Bairro da Sagrada Família;
  • Fontanários.

Centro Distribuidor de Quelimane

O Centro de Distribuição de Quelimane é abastecido pelas duas condutas adutoras que descarregam a água num reservatório antigo constituído por 2 células circulares de 750 m3 cada e num reservatório novo constituído por uma célula de 2000 m3. Destes reservatórios, a água é bombada para um reservatório elevado de 350m3 com cerca de 25 m de altura, através de uma Estação Elevatória constituída por 3 bombas (2 + 1 de reserva) de 350m3/h cada, com uma altura manométrica de 51m.
Actualmente a água ainda não é suficiente para o abastecimento à cidade durante 24horas por dia.


Rede de Distribuição

A rede de distribuição que se encontra instalada é em fibrocimento ou ferro galvanizado, havendo apenas algumas extensões em PVC. Nos últimos dois anos foram executadas várias intervenções na rede com vista à sua renovação e expansão. No entanto, o trabalho de substituição da rede não foi acompanhado pela desactivação da rede velha e, em alguns troços (ainda não identificados) houve duplicação da rede no âmbito da expansão.

Todas Áreas de Actuação

Contactos de Quelimane

Av. Heróis da Libertação Nacional, 740
C. Postal 126
Tel. (258) 82 7166894
Fax. (258) 24 212782
E-mail: aguaquel@teledata.mz
Horário: 08h00 - 17h30