Tete e Moatize

O sistema de abastecimento de água da AO-Tete é o garante do fornecimento de água à cidade de Tete. Este tem como fonte a água subterrânea captada na bacia do Rio Zambeze, com uma capacidade instalada de captação de 39.280 m3/d, produção de 38.495 m3/d, capacidade de armazenamento de 5,390 m3 e extensão total de adutoras de 89 km.

 

Sistemas de Abastecimento de Água

O sistema de abastecimento de água é composto por dois grandes subsistemas, Tete - Antiga e Matundo/Chingodzi e três pequenos sistemas, designadamente Canongola, Mpadué (desactivado devido ao alto teor de salinidade na água) e Degué.

 

Tete – Antiga

Nas captações do Vale de Nhartanda (escoamento subterrâneo do rio Zambeze) a água é captada a partir dos 12 furos existentes, equipados com bombas submersíveis, do tipo SP (ver abaixo mapa ilustrativo do campo de furos). A soma do caudal nominal dos 12 furos operacionais é de 895 m3/h, que é aduzido em conjunto numa adutora DN de 400 mm, em asbestos-cimento (AC), com um comprimento de 980 metros para a estação de tratamento de água.

A ETA tem uma capacidade nominal de 15.000 m3/d, capacidade esta que se considera limitada para cobrir a expansão do captação.
A linha de tratamento inclui o processo de aeração através de uma cascata, seguido por dois tanques de decantação e depois filtração e por último a desinfecção com cloro granulat (HTH).

Depois de desinfectada a água vai para quatro depósitos apoiados (de 500 m3 de capacidade unitária) que abastecem a zona baixa da cidade e uma torre (de 150 m3) que abastece a zona alta da cidade. As condutas principais da rede de distribuição são de 350 mm para a zona alta e de 350 mm para a zona baixa. Apresenta-se, de seguida, um esquema do sistema descrito.

 

Moatize

Criada recentemente, a Delegação de Moatize é responsável pelo abastecimento de água ao Município de Moatize, no distrito do mesmo nome, província de Tete. O seu sistema de abastecimento de água é alimentado através de fonte subterrânea, com capacidade de captação e produção de 7.500 m3/d e reserva de 3.320 m3.

Sistema de Abastecimento de Água

O abastecimento de água da delegação de Moatize é assegurado através de captações subterrâneas localizada ao longo da margem esquerda do rio Revúbuè (afluente do rio Zambeze). O terreno rochoso e o carvão que surgem a profundidades muito reduzidas limitam a disponibilidade de água neste centro de captação.

Captação e adução

Os 8 furos localizados em Chithatha estão equipados com bombas submersíveis do tipo SP e com um total de produção de cerca de 7.500 m3/h (ver abaixo mapa ilustrativo da localização dos furos). Estes aduzem em duas adutoras de DN250 cada, em ferro fundido e um comprimento de 1.2 km.

Todas Áreas de Actuação

Contactos de Tete e Moatize

Desvio Baobab Matewa
Bairro Chingodzi
C. Postal 54
Tel. (258) 25 242293
Fax. (258) 25 220162
E-mail: fipag.tete@fipag.co.mz
Horário: 08h00 - 17h30